Translate This Page

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Conflitos - II


Após analisarmos a “falsa paz”, onde as pessoas estão mais interessadas em evitar um conflito a efetivamente solucioná-los, vamos estudar a “quebra da paz”. A primeira é uma maquiagem do conflito, já na segunda os participantes são gladiadores, onde o objetivo é eliminar qualquer oposição a um desejo sem medir as consequências dos seus atos.
A primeira resposta baseada na quebra da paz é através do ataque verbal, violência física ou esforços para prejudicar de forma financeira ou profissional. Muitas vezes, por falta de controle emocional, começamos a ofender o outro até mesmo por motivos banais. Quando a agressão verbal não é cuidada, pode chegar à agressão física. Nesse momento perdemos a vergonha e a paz é mais difícil de ser alcançada.
Outra maneira de reagimos ao conflito é através do litígio, ou seja, a transferência de seu conflito pessoal para a justiça.  O litígio é caro e demorado, onde a vontade das partes é substituída por um terceiro. Normalmente os relacionamentos ficam prejudicados e a justiça raramente é realizada completamente.
  Por fim, em casos extremos, quando não é resolvido na agressão ou na justiça, as pessoas estão tão desesperadas para vencer o conflito que tentam eliminar seu oponente.
No próximo post, veremos quais são os modos que um conflito pode ser resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário